Município

A Cidade

São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina e foi colonizada por franceses, espanhois e açorianos, tendo a primeira ocupação feita temporariamente por espanhois por volta de 1553. Em 1640, Gabriel de Lara, capitão már, povoador da villa de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá, com portugueses e vicentistas, fundou a villa de Nossa Senhora da Graça do Rio Sã Francisco.

Já em 1658, Manoel Lourenço de Andrade, acompanhado por casais portugueses e paulistas, chegou à São Francisco, com plenos poderes, concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre a sua comitiva e os que fossem chegando. Dois anos depois, a terra foi elevada à categoria de vila e tornou-se paróquia, recebendo seu primeiro vigário, o padre Manoel dos Santos. Mas, é somente em 1847 elevada à categoria de cidade. Hoje, a cidade tem mais de 42 mil habitantes e uma excelente infraestrutura para receber os turistas.

Seu charme se deve ao casario em estilo colonial que emoldura as estreitas ruelas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Também merecem destaque as tradições do Boi-de-Mamão, da Dança do Vilão, do Pão-por-Deus e das Pastorinhas. A cidade é conhecida pela beleza do cenário formado pela Baía da Babitonga e pela Vila da Glóia, na parte continental. Alám da História, das tradições e do porto, São Francisco do Sul tem belíssimas praias, procuradas por milhares de turistas a cada verão.

Praias

A cidade têm praias de todos os tipos e para todo os gostos.

Porém, a mais procurada pelos turistas é a praia da Enseada, que tem a forma de uma ferradura voltada para o mar.

E o arquipélago da Baía da Babitonga é outra atração turística, À duas milhas marítimas do centro de São Francisco.

A cidade tem 500 anos de história que marca suas ruas, casas, igrejas, sambaquis, ruelas e becos.

A igreja Nossa Senhora da Graça, por exemplo, tem sua construção feita por mãos escravas, milicianos e pelo povo do lugar.

Ir para página inicial

Aguarde