Carta do Conselho Municipal de Saúde (CMS) à Sociedade Francisquense e Autoridades

13 de abril de 2021 | 14:36

CMS – CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO DO SUL – SC
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

CARTA À SOCIEDADE FRANCISQUENSE E AUTORIDADES

O Conselho Municipal de Saúde de SãoFrancisco do Sul – CMS/SFS, no uso de suas atribuições legais estabelecidas nas Leis Federais 8.080/90 e 8.142/90, Lei Municipal 717/09 e Decreto 2633/17, e Deliberação do Conselho Estadual de Saúde em reunião virtual estendida com os 295 municípios de Santa Catarina e demais autoridades em 19 de março de 2021, vem por meio de sua Mesa Diretora se manifestar.

Diante do pior momento da crise sanitária provocada pelo COVID-19, no estado de Santa Catarina, se faz necessário o esforço de tudos para que as medidas de prevenção sejam respeitadas, considerando que o incremento de leitos de enfermaria e UTIs, por hora, está se mostrando insuficiente. O município de São Francisco do Sul não fica fora deste contexto, a pesar de todos os esforços por parte dos gestores públicos.

Os índices de novos casos da doença alcançam patamares elevados em todas as regiões do Estado decorrentes, muito provavelmente de aglomerações e falta de cuidados com as medidas preventivas.

O agravamento da pandemia em Santa Catarina trouxe o colapso na rede assistencial pública e privada, fruto, também da baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas.

Assim, o Conselho Municipal de Saúde, por meio de sua Mesa Diretora, CONCLAMA a sociedade francisquense, a iniciativa privada e o poder público a buscarem soluções para o enfrentamento à pandemia com adoções de medidas mais restritivas, fiscalização mais rigorosa, ampliação de campanhas publicitárias e disponibilização urgente de vacinas a toda população.

São Francisco do Sul, 30 de março de 2021.